Suítes com Suspeitos ou Confirmados.

PROCEDIMENTOS PARA APARTAMENTOS COM HÓSPEDES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS OBJETIVOS
Estes procedimentos visam padronizar a conduta com relação a permanência de hóspedes suspeitos ou confirmados nas dependências do hotel.
ASSINATURA DE DOCUMENTOS
Se necessário a assinatura de documentos pelos hóspedes em quarentena, o colaborador responsável deve encaminhar o documento e a caneta por baixo da porta, sem entrar em contato
direto com o hospede. Ao receber de volta, colocar em um saco A4 e desinfetar com álcool 70%.
ENVIO DE PACOTES DO HÓSPEDE PARA O EXTERIOR DO HOTEL
Se o hóspede precisar encaminhar qualquer volume para o exterior do apartamento, pedir para deixar a encomenda para o lado de fora da porta e solicitar por telefone a retirada do objeto. O colaborador encarregado deverá colocar o pacote dentro de uma embalagem plástica, desinfetar com solução de peroxide e encaminhar ao destino, alertando ao responsável pela coleta os cuidados a serem tomados com o objeto em questão.
TRANSFERÊNCIA DE APARTAMENTOS
Como durante a permanência de hóspedes suspeitos não será realizada a limpeza do apartamento em questão, é necessária realizar a transferência de apartamento a cada 3 dias.
Solicitar por telefone que o hóspede se encaminhe ao apartamento para o qual será transferido, deixando a porta do novo apartamento aberta e a chave pelo lado de dentro, solicitando que feche a porta do apartamento antigo, sendo que este ficará fechado pelos próximos 3 dias. Imediatamente após a transferência, realizar a desinfecção do corredor por meio de pulverização de peroxide.
A limpeza da UH onde o hóspede estava será efetuada 3 dias após a transferência ou check-out do mesmo.
CHECK-OUT
O check-out deve ser solicitado por telefone sendo que o hóspede não precise passar pela recepção, podendo se encaminhar diretamente ao transporte. A assinatura de documentos pode de fechamento pode ser feita pelo responsável.

Colaboradores

PROCEDIMENTOS AOS COLABORADORES DOM SOLLIEVO HOTEL COVID-19 CORONAVIRUS OBJETIVOS
Estes procedimentos visam padronizar a conduta com relação ao novo Corona vírus COVID-19, visando minimizar os impactos provenientes desta pandemia.
CUIDADOS PESSOAIS
- Evitar contato físico como beijos, abraços e apertos de mão, seja na rua ou no trabalho.
- Lavar as mãos com sabonete bactericida constantemente e sempre que entrar em contato com superfícies que sejam de manipulação coletiva, dinheiro, corrimãos de escadas, ônibus, etc.
- Usar álcool gel para desinfecção.
- Se estiver com febre, tossindo ou dores no corpo, estará o colaborador dispensado das atividades. Neste caso melhor ficar em casa e procurar uma unidade de saúde se os sintomas se agravarem, avisando imediatamente a empresa.
CONDUTA PARA O PESSOAL DA RECEPÇÃO
- Uso de máscaras sempre que estiver em dois colaboradores na recepção ou sempre que for efetuar atendimento fora da barreira de proteção.
- Atender os hóspedes um de cada vez, para evitar tumulto de pessoas num espaço pequeno, principalmente em horários de check-in e checkout.
- Desinfetar constantemente com álcool 70% as bancadas e os utensílios de trabalho
- Evitar ao máximo o contato físico
- Estimular o pré check-in (cadastro e escolha do cardápio do café
antecipados)
- LAVAR AS MÃOS APÓS CADA ATENDIMENTO
- As manobras do carros, devem ser feitas se for escolha do hóspede, ou se necessário mudança do veículo de uma vaga a outra. Sempre que for adentrar algum veículo, faze uso do álcool gel para desinfetar as mãos antes de depois de entrar no veículo.
Protocolo Dom Sollievo Hotel Proteção contra Covid-19.
CONDUTA PARA AS CAMAREIRAS E LAVANDERIA
- Arejar a UH antes de iniciar a limpeza
- Usar máscaras e luvas durante todo processo e descarta-las após cada limpeza.
- Desinfetar superfícies com álcool 70% ou Peroxide
- Usar máscaras e luvas para manipular toalhas, lençóis e cobertores.
- LAVAR AS MÃOS APÓS CADA LIMPEZA

CONDUTA PARA PESSOAL DO RESTAURANTE
- Usar máscaras e luvas para manipular os alimentos - Evitar contato físico
- Desinfetar superfícies usando alcool 70% INCLUINDO TALHERES E
PRATOS
- Usar Usar máscaras, Protetor Facial, Jaleco Descartável e luvas para
entregar os alimentos nos apartamentos.

LAVAR AS MÃOS CONSTANTEMENTE.
Estas medidas visam assegurar a integridade física de nossos colaboradores e hóspedes. Esta pandemia é uma situação grave mas que requer de todos tranquilidade e responsabilidade para evitar o avanço do vírus, diminuindo assim o impacto sobre toda sociedade.
A situação pode mudar em poucas semanas conforme o avanço da doença e novos casos sejam confirmados. Por hora estas são as medidas protetivas que todos devemos seguir.
A direção do Dom Sollievo Hotel agradece a todos a cooperação.
RODÍZIO NO USO DO REFEITÓRIO
Para garantir a segurança de todos, o horário de refeição será em esquema de Rodízio:
12:00- 4 pessoas
12:30-4 pessoas
13:00-4 pessoas
Protocolo Dom Sollievo Hotel
Proteção contra Covid-19
Devendo, ser sempre no máximo 3 pessoas dentro de cada Área de Convivência:
- Cozinha
- Área de Convivência
- Sala de Descanso
Sempre respeitando o distanciamento: 1,5mt !!
CONDUTA Interna EM CASO DE SUSPEITA DE COVID-19
Em caso de Colaborador ou Familiar Suspeito de Contaminação pela COVID 19, o colaborador deverá ser afastado imediatamente de suas atividades, procurar a Unidade de saúde para Triagem e encaminhamento para a Coleta e de Exame PCR. Se o resultado do exame for Negativo, se o colaborador estiver em condições de retorno ao trabalho, ou seja, sem sintomas de Gripe ou outro tipo de Virose, poderá retornar as suas atividades.
Em caso de Testar Positivo: O colaborador cumprirá as medidas de Isolamento até receber alta por escrito do Médico Responsável por ele.
Os colegas de trabalho que mantiveram contato com este colaborador, passarão por Triagem e ficarão em observação desde o início do afastamento e por mais 14 dias após, caso o colaborador Atestar Positivo.
TRIAGEM:
- Monitorar se terão febre
- Dor de cabeça
- Dor no Corpo
- OU qualquer outro sintoma de Gripe ou Resfriado
Procedimento ao Relação aos Hóspedes, caso algum Colaborador venha Testar Positivo:
- Comunicar aos hóspedes que passaram pelo hotel nas últimas 36 horas antes do Colaborador apresentar os sintomas e os que estiverem no hotel neste período.
Protocolo Dom Sollievo Hotel Proteção contra Covid-19 Acompanhar os Hóspedes durante este período:
- Monitorar se terão febre
- Dor de cabeça
- Dor no Corpo
- Ou qualquer outro sintoma de Gripe ou Resfriado

Empresas

Medidas que foram adotadas desde o início da Pandemia. Faremos novas atualizações, conforme novas recomendações da OMS ou outras Instituições da Área da Saúde e Hotelaria Data :13/08/2020 Revisão: 2

Nos momentos de crise é que sentimos a necessidade de união por parte de toda sociedade. As ações tomadas dentro de nossa empresa visam assegurar a manutenção da economia, assim como a saúde de nossos colaboradores, clientes e parceiros comerciais.
Assim que soubemos dos primeiros casos de COVID-19 no Brasil, tomamos imediatamente algumas ações que foram, com o decorrer do tempo modificadas e melhoradas conforme fomos recebendo novas instruções da OMS.

- Atendimento no restaurante apenas para “Room service” até às 22:00h para o jantar e até 9:30h para o café da manhã.- Sendo o café da manhã, até o mês de Julho: até 30 hospedes:
Agendamento de horário para controle do fluxo de pessoas, o café é servido individualmente nas mesas (1 pessoa por mesa) e um cardápio disponibilizado previamente para que os hóspedes escolham seu menu, baseado em suas preferências alimentares. Mais de 30 hospedes: room service, conforme horário e cardápio previamente definidos no dia do check-in ou no ato da reserva, e para hóspedes que não se sintam à vontade para descer até o salão. A partir do Mês de Agosto e por tempo indeterminado: room service para todos os apartamentos, conforme horário e cardápio previamente definidos no dia do check-in ou no ato da reserva.
- Higienização de utensílios (talheres) e posterior embalagem individual.
- Solicitação aos hóspedes sempre que possível, utilizarem as escadas ao invés do elevador, e este deve servir a uma pessoa de cada vez.
- Exigência quanto ao uso de máscara em todas as áreas sociais do Hotel.
(Conforme Decreto Municipal 26.633/2020)
- Disponibilização de álcool gel em todas as dependências.
- Higienização de todos os objetos de uso comum. Maçanetas de porta, interruptores de luz e tomadas, corrimão de escadas, máquinas de cartão, canetas, etc.
- Estabelecimento de “rodízio” dos apartamentos, sendo disponibilizados para locação após 24 horas de cada check-out.
- Priorização do atendimento on-line: efetuando cadastros com antecedência, repasse de quaisquer informações referente a reserva e hospedagem, diminuindo assim, o tempo de espera na recepção.
- Alteração no procedimento de Entrega de chave que anteriormente eram deixadas na recepção a cada saída. Com a Pandemia, o hóspede pode ficar em posse da mesma até na data do check-out, sendo todas desinfetadas após este período.
- Desinfecção dos automóveis a cada manobra, caso haja necessidade do manobrista.
- Mudança no Procedimento de Limpeza em todas as dependências do Hotel, incluindo novo produto para limpeza e desinfecção (PEROXIDE) à base de peróxido de hidrogênio.
- Instalação de tapete de desinfecção de calçados embebido em quaternário de amônia.
- Criação de protocolos para quarentena de hóspedes suspeitos e treinamento dos colaboradores para esta eventual situação.

Em relação aos Colaboradores Mesmo sem ter certeza da Proporção que a COVID-19 iria tomar, uma das primeiras medidas adotadas foi o regime de Férias Coletivas, com objetivo de tentar manter a estabilidade financeira da empresa e garantir o emprego de toda equipe.
O critério usado para a seleção do pessoal que seria afastado foi a presença de Grupo de Risco (Colaborador ou familiar), possível Exposição maior a riscos no trajeto de casa ao trabalho e vice e versa (uso transporte coletivo, por exemplo).
- Conscientização dos Colaboradores em relação aos cuidados para Prevenção ao COVID-19.
- Disponibilização de Álcool Gel nas Áreas Sociais, Banheiros, Locais de uso Comum dos colaboradores e lavanderia do Hotel para a lavagem dos uniformes pois, possui produtos indicados para a desinfecção das roupas.
- Disponibilização de Banheiro e toalhas para os colaboradores tomarem banho após o expediente.
- Disponibilização de máscaras descartáveis e de pano para os colaboradores.
- Distribuição de Vitamina C para fortalecimento do sistema imunológico.
- Fornecimento de almoço para que os colaboradores não precisem sair do Hotel, evitando assim a exposição ao contágio.
- Pagamento de contas para que evitem filas de bancos e lotéricas pelo mesmo motivo.
Todos estes procedimentos ainda estão sendo alterados a cada recomendação da OMS, visando a segurança de todos